
Voltar
LOC.: O Brasil não retomará o horário de verão em 2025. A informação foi anunciada pelo Ministério de Minas e Energia. Porém, a pasta informa que continua avaliando periodicamente a prática de adiantar os relógios em uma hora, com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural.
O governo entende que, atualmente, as condições do volume de reservatórios são favoráveis e, portanto, não há necessidade de adoção da mudança. As informações foram apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em setembro.
O horário de verão está suspenso desde 2019, quando o governo entendeu que a medida deixou de produzir os benefícios esperados, sobretudo, em função da mudança nos hábitos de consumo por parte da população, além da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante o período da tarde.
O retorno do horário de verão chegou a ser comentado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em algumas ocasiões ao longo deste ano. Em uma delas, o chefe da pasta afirmava torcer para que não houvesse necessidade de voltar a adotar o adiantamento dos relógios, mas que a medida não estava descartada.
Para Silveira, a adoção só seria retomada em meio à necessidade urgente, como em casos de escassez de energia em períodos de seca. Porém, atualmente, o governo avalia que não há esse risco.
Reportagem, Marquezan Araújo