Image by lookstudio on Freepik
Image by lookstudio on Freepik

Investimento: apartamentos pequenos têm maior rentabilidade do que imóveis maiores

Com a alta rotatividade e valores mais acessíveis, apartamentos de até 30m² têm se mostrado um bom investimento para quem deseja aumentar a renda. Já para inquilinos que desejam morar em grandes centros e pagar menos, essa é uma ótima opção para manter o orçamento em dia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE ECONOMIA


Apartamentos de até 30m² trazem uma rentabilidade de investimento maior do que apartamentos com metragem padrão de dois a quatro quartos, segundo dados divulgados pela imobiliária digital Quinto Andar. De acordo com o levantamento, a rentabilidade anual pode chegar a 6,6% ao ano.

O professor de economia da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Piscitelli, explica que os apartamentos menores têm um preço melhor por questões relacionadas, por exemplo, à rotatividade e ao ajuste de valores de acordo com o mercado. 

“Essa questão tem muitos aspectos a serem analisados, mas depois da pandemia houve uma recuperação no sentido de haver uma maior demanda na procura de imóveis menores, um pouco maior que 30m², em relação a imóveis maiores. Muitos investidores tendem a procurar imóveis menores para alugar, principalmente como complemento de renda e, evidentemente, esses imóveis menores são mais baratos, têm mais liquidez, mais facilidade de negociação”, pontua.

Ainda segundo o especialista, um dos principais pontos para que esses imóveis sejam atrativos para investidores é a localização, já que esta é uma das características que os inquilinos buscam na hora de alugar uma moradia. 

“Geralmente, os rodízios são mais rápidos e fáceis, dependendo da localização e mobília. Fica muito mais fácil mobiliar e trocar apartamentos menores, principalmente quando tem espaços coletivos para lavar e passar roupas, já que os inquilinos que procuram por estes imóveis estão atrás de facilidade com transportes públicos, ficar em localizações perto de centros e até do trabalho”, destaca.

Mesmo que imóveis pequenos estejam em alta, é importante conversar com especialistas e comparar qual tipo de investimento é mais adequado a cada realidade.

Confira outras informações na tabela abaixo: 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.