LOC.: O agendamento para atendimento presencial nas agências do INSS foi retomado. Desde o dia 14 de março, o segurado pode marcar serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de certificados. As marcações podem ser feitas pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Os serviços também continuam sendo realizados digitalmente.
Segundo o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, o atendimento espontâneo, ou seja, sem qualquer tipo de marcação, volta em abril para as pessoas que tiverem dificuldade de acessar os canais de atendimento. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão definidas após o dia 30 de março.
TEC/SONORA: José Carlos Oliveira - presidente do INSS
“E quem deverá ser atendido na demanda espontânea - o cidadão que não tem acesso ao meu INSS e também tem dificuldade de ligar no 135. Digo isso porque os canais continuam ativos, ou seja, as pessoas podem continuar a utilizar esses canais.”
LOC.: Os atendimentos presenciais mediante agendamento estavam restritos desde 2020 em razão da COVID-19. Eram realizados apenas serviços que não poderiam ser atendidos da forma remota como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
Edivaldo José Correia é morador de São Paulo e vai todo mês entregar uma documentação na Agência da Penha.
TEC./SONORA: Edivaldo José Correia - segurado
“Eu venho aqui porque eu to em reabilitação e todo mês eu tenho que trazer o formulário do curso, para poder assinar. Desde que eu me acidentei, não tenho o que reclamar não, eles [INSS] sempre me trataram bem.”
LOC: O INSS lembra que alguns serviços, como acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, podem ser solicitados pelo aplicativo meu INSS, disponível Google Store e no App Store. Atualmente, o órgão disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos.
Reportagem, Rafaela Soares