Data de publicação: 08 de Setembro de 2023, 03:22h
LOC.: Promover a Economia do Mar em Salvador. É isso que pretende o Senai Cimatec Mar, lançado pelo Senai em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, a Fieb. O campus vai fornecer apoio às atividades industriais e comerciais relacionadas ao mar, além de realizar pesquisas e testes para tecnologias do setor.
Além da economia marinha, o Senai Cimatec Mar deve contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Bahia e do Brasil, como destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Senai Cimatec, Leonardo Nardy.
TEC./SONORA: Leonardo Nardy, gerente de desenvolvimento de negócios do Senai Cimatec
“Termos uma infraestrutura que nos permita desenvolvimento de tecnologia, desenvolvimento de pesquisas voltada aos oceanos diria que é fundamental e estratégico não só para a região, mas para o país. Um outro benefício é a formação de profissionais altamente qualificados para atuação em ciências do mar. O que está em torno desse segmento, serviços de maneira geral, tudo isso pode se beneficiar a partir do momento que você tem esse segmento fomentado na região.”
LOC.: O Cimatec Mar vai contemplar as áreas de sustentabilidade socioambiental, engenharia submarina, tecnologia de portos, energias oceânicas, Amazônia Azul e desenvolvimento náutico e naval.
Para o deputado federal Félix Mendonça Filho, do PDT da Bahia, a iniciativa é importante para o desenvolvimento do potencial da Economia do Mar.
TEC./SONORA: Félix Mendonça Filho, deputado federal (PDT-BA)
“Eu acho muito importante uma vez que nós temos a segunda maior baía do mundo em Salvador. As pessoas podem não perceber, mas hoje 20% do PIB vem do mar. Isso é importantíssimo para que a gente possa ter novos portos servindo ao desenvolvimento do interior baiano. Além do transporte, você tem as próprias economias, exploração de petróleo, exploração de outros minerais, o turismo, indústrias que podem ser trazidas para o mar. Então você tem uma economia enorme que é pouco ou quase nada explorada”.
LOC.: O início da implantação do campus está previsto para o segundo semestre deste ano e a unidade deve entrar em operação em 2025.
Reportagem, Landara Lima