LOC.: O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda de 2024 termina no dia 31 de maio. No Rio Grande do Sul, o prazo de entrega para os municípios atingidos pelas enchentes foi prorrogado para 31 de agosto. As informações foram divulgadas pela Receita Federal.
O especialista em direito tributário Asafe Gonçalves explica quem está isento do Imposto de Renda.
TEC./SONORA: Asafe Gonçalves, sócio diretor do Asafe Gonçalves Advogados e especialista em direito tributário
“Atualmente estão isentos do Imposto de Renda indivíduos com renda mensal de até R$ 2.640,40, na ponta do lápis. Para rendimentos superiores, vão ser aplicadas alíquotas progressivas de 7,5% a 27,5%.”
LOC.: De acordo com a Receita Federal, até a manhã desta quarta-feira, dia 15, já foram entregues mais de 25 milhões declarações do Imposto de Renda 2024. A meta prevista é de 43 milhões de declarações até o final do prazo.
O analista de sistemas Gabriel Gomes, de 26 anos, mora em Paulista, em Pernambuco. Ele diz que vai enviar a declaração do Imposto de Renda pela primeira vez neste ano — e comenta sobre essa novidade na sua vida financeira.
TEC./SONORA: Gabriel Gomes, de 26 anos, analista de sistemas, mora em Paulista, em Pernambuco
“Nas últimas semanas, eu vi algumas notícias falando sobre o prazo da declaração do Imposto de Renda e lembrei que esse vai ser o primeiro ano que eu vou precisar declarar. Eu nunca fiz isso antes, então provavelmente vou pedir ajuda de um contador para me auxiliar nessa tarefa e pretendo entregar no prazo para não ter problemas.”
LOC.: Atenção! Aqueles que são obrigados a apresentar a declaração e não o fizerem até essa data estarão sujeitos a multas, alerta a Receita Federal.
O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, com limite de 20% do total do Imposto de Renda. Além disso, o valor mínimo da multa é de cerca de 165 reais.
Por isso, não perca tempo, contribuinte! Prepare os documentos e envie sua declaração do Imposto de Renda até 31 de maio, evitando prejuízo e correria em cima da hora. Se tiver dificuldade, procure ajuda de pessoas habilitadas.
Reportagem, Nathália Guimarães