LOC.: O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (15) a situação epidemiológica da varíola dos macacos no Brasil. Ao todo, segundo a pasta, são 2.893 casos confirmados em território nacional, outros 3.555 suspeitos e um óbito. Do total de confirmações, 95% é do sexo masculino, com idade entre 30 e 39 anos.
Na divisão entre os estados, São Paulo segue como o local com maior incidência da doença. São 2.019 notificações confirmadas, seguido pelo Rio de Janeiro, que tem número bastante inferior: 342.
Segundo os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, apenas Amapá, Rondônia, Roraima, Alagoas e Sergipe ainda não registraram ocorrência das varíola dos macacos, embora todos apresentem casos suspeitos.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explica que ainda não há tratamento específico para a varíola dos macacos.
TEC./SONORA: Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde
“Sobre o tratamento, não existe ainda um com eficácia garantida, mas existe a solicitação junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de 10 tratamentos imediatos e mais 50 para casos mais graves. Não temos uma vacina específica para monkeypox, mas temos duas vacinas no mercado, mas muito antes de termos um caso no Brasil solicitamos junto à OPAS a aquisição de 50 mil unidades de um imunizante.”
LOC.: Os sintomas mais comuns são a febre, adenomegalia, que é o inchaço dos linfonodos do pescoço, e dores de cabeça e musculares.
Atualmente, o Brasil é o sexto país com mais casos registrados no mundo. Os Estados Unidos lideram a lista, com mais de 11 mil notificações, seguidos pela Espanha e Alemanha.