Data de publicação: 20 de Abril de 2023, 04:15h, atualizado em 20 de Abril de 2023, 17:08h
LOC.: Uma equipe de pesquisadores conseguiu otimizar o processo de produção do hidrogênio verde. O avanço levou a um aumento de 50% da eficiência do combustível limpo. O grupo faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais da Universidade Federal do ABC e do Centro Internacional de Pesquisas em Energia Renovável, na China.
A diretora do projeto Hidrogênio Verde no Brasil, Monica Saraiva, explica que a tecnologia pode gerar muitos empregos para o país.
TEC./SONORA: Monica Saraiva, Diretora H2Brasil
“O Brasil tem um papel muito importante, inclusive a nível global, na produção, no uso local e na exportação do hidrogênio verde e ele pode sim se tornar um ator ativo, inclusive agregando valor no setor global do hidrogênio. É uma cadeia que envolve fabricantes de componentes, prestadores de serviços de todos os setores da economia”.
LOC.: O Brasil está fazendo esforços para entrar no mapa global de produção de hidrogênio verde. No último dia 12, foi instalada a comissão especial do Congresso que vai debater as políticas públicas sobre o combustível.
O senador e presidente da comissão, Cid Gomes, do PDT do Ceará, ressaltou a necessidade da criação de um marco legal sobre a tecnologia para trazer segurança para potenciais investidores.
TEC./SONORA: Cid Gomes, Senador (PDT-CE)
“Esse modelo de negócio e resultados motivam a manutenção de um debate no Congresso Nacional que relacione o modo de desenvolvimento do Brasil com as preocupações globais, não apenas quanto ao acesso a fontes de energia, como também com relação às mudanças climáticas e seus impactos nocivos para o equilíbrio ambiental do planeta”.
LOC.: Projeções da Agência Internacional de Energia Renovável apontam que o setor do hidrogênio verde vai responder por 12% da demanda global de energia em 2050.
Reportagem, Landara Lima.