LOC.: O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, autorizou o repasse de 9 milhões e meio de reais para mais 12 cidades baianas atingidas pelas fortes chuvas que ocorrem no estado desde novembro.
Com a liberação publicada no Diário Oficial Da União desta segunda-feira, 10 de janeiro, as cidades de Itambé, Ubaíra, Brejões, Conceição do Almeida, Laje, Itacaré, Wenceslau Guimarães, Cravolândia, Vitória da Conquista, Aurelino Leal, Ibicaraí e Ibicuí vão poder atender a população afetada pelos desastres naturais.
A maior parte dos recursos liberados será destinada a Vitória da Conquista, onde mais de 22 mil pessoas serão atendidas. Serão mais de 1 milhão e meio de reais para as ações de resposta do município.
O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”
LOC.: No caso das cidades baianas, haverá aquisição de cestas de alimentos, água mineral, kits de higiene, limpeza, dormitório e colchões. Algumas cidades vão receber, ainda, verba para combustível.
As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberto Wagner