LOC.: Aposentados e pensionistas de todo o país, segurados pelo INSS, já podem fazer planos com o dinheiro que vão receber no começo de 2023. Isso porque a autarquia anunciou as datas dos pagamentos para mais de 37 milhões de beneficiados.
Aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 do primeiro mês do ano e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Os valores serão pagos com o reajuste do salário mínimo.
Para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem o benefício há algum tempo, vale a data habitual.
Advogado especialista em direito previdenciário, Diógenes Moreira Campos esclarece que a antecipação do calendário de pagamento dos beneficiários do INSS para 2023 é uma tática de praxe do órgão.
TEC/SONORA: Advogado Diógenes Campos
“Inclui, aposentados por idade, por tempo de contribuição, aposentados por invalidez, aquelas pessoas que recebem o auxílio doença, os pensionistas, enfim, todos os beneficiários do INSS. Outro dado interessante desse calendário ser divulgado de forma antecipada, primeiro para que as pessoas se programem, segundo e mais importante, na minha opinião, é para evitar filas, acúmulo de gente nos bancos num determinado dia, por isso que este escalonamento é feito em datas diferentes, e também para ajudar também no fechamento da folha de pagamento, afinal são milhares de aposentados”.
LOC.: Aos 64 anos, Geralda Maria da Silva é uma contempladas com o benefício do INSS. Ela está aposentada há sete meses.
TEC/SONORA: Aposentada Geralda Maria
“Fiquei muito satisfeita por ter conseguido me aposentar depois de ter ficado um tempo recebendo o auxílio doença. Depois que me aposentei me senti muito segura porque é um dinheiro que me ajuda bastante e é um dinheiro que posso contar todo mês”.
LOC.: Há mais de 20 anos em atividade, o projeto PREVBarco funciona como uma alternativa às populações ribeirinhas do país ou mesmo aos cidadãos sem familiaridade com o mundo digital ou sem energia elétrica e internet. O barco também atende a população indígena.
A expectativa é de que o projeto PREVBarco atenda cerca de 22 mil pessoas em todo o país. Só na região amazônica, mais de 600 mil ribeirinhos já foram atendidos pela iniciativa.
Reportagem, Nathália Guimarães.