LOC.: Em Goiás, sete municípios foram selecionados para receber entre R$ 25 mil e R$ 28 mil referentes ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Água e Esgotamento Sanitário. A quantia leva em conta o custeio do capital disponibilizado para cada ente. As escolas que foram selecionadas em 2021 e ainda não aderiram ao programa têm até 31 de julho para envio da documentação solicitada.
A diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena, Maria do Socorro Silva, explica que o programa visa transferir recursos para escolas básicas do campo indígena e quilombola, porém há critérios que precisam ser atendidos para que as escolas sejam selecionadas.
TEC./SONORA: Maria do Socorro Silva - diretora de Políticas de Educação Secadi-MEC
“Primeiro, a gente se baseia no censo escolar. Se a escola declarou a inexistência de água e esgotamento sanitário, se ela tem prédio próprio, pois para fazer a benfeitoria da instalação do esgotamento sanitário, do abastecimento de água, tem que ter prédio próprio, e se ela tem Unidade Executora Própria (UEX).”
LOC.: Entre os municípios selecionados para o programa estão Formosa, Niquelândia e Posse.
A presidente executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, afirma que, atualmente, um terço das escolas não possuem acesso aos serviços de saneamento básico.
TEC./SONORA: Luana Pretto - presidente executiva do Trata Brasil
“É muito importante que as escolas tenham acesso à água tratada, ou seja, dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, e a coleta e tratamento do esgoto, porque o acesso a essa infraestrutura promove a saúde das crianças que ali exercem as suas atividades.”
LOC.: Em todo o Brasil, 2.111 escolas foram selecionadas. São instituições de ensino em 652 municípios, espalhadas por todos os estados brasileiros.
Reportagem, Daniela Gomes