LOC.: A área de mineração no Brasil apresentou crescimento de 564% entre 1985 e 2020. O resultado se deu após uma expansão de 31 mil hectares para 206 mil. Grande parte dessa evolução está ligada às atividades de garimpo, espalhadas em uma área maior que a mineração industrial, e que avança por unidades de proteção.
Segundo o pesquisador do MapBiomas Pedro Walfir, o aumento da área minerada está ligado aos preços das commodities minerais no mercado internacional. Além disso, ele ressalta que o crescimento foi concentrado, principalmente, nas áreas já utilizadas para essas atividades.
TEC./SONORA: Pedro Walfir, pesquisador do MapBiomas
“O que temos é uma expansão das áreas que eram mineradas em 1985. Com o passar do tempo, a área industrial cresceu, mas o garimpo cresceu em uma velocidade muito maior, 10x do que se tinha em 1985, enquanto a mineração industrial cresceu a metade disso.”
LOC.: No caso da mineração industrial, Walfir destaca que a Amazônia lidera a expansão das atividades, com 48 mil hectares. Na sequência, aparece a Mata Atlântica, com 29 mil hectares, seguida do Cerrado, com 15 mil hectares. Já no caso do garimpo, a Amazônia tem 93% da atividade, enquanto a Mata Atlântica tem 1% e o Cerrado 4,7%.
TEC./SONORA: Pedro Walfir, pesquisador do MapBiomas
“O garimpo explodiu na Amazônia e essa explosão ocorre, principalmente, porque a Amazônia é onde se encontram as grandes províncias minerais, que têm um jazimento relacionado com a geologia.”
LOC.: Dos 10 municípios brasileiros com maior área minerada, nove estão localizados no Pará, enquanto um está situado no Mato Grosso. Itaituba, no Pará, é o município com a maior área minerada, com quase 45 mil hectares, seguido por Jacareacanga, no mesmo estado, com 9.450 hectares.
Reportagem, Marquezan Araújo