Data de publicação: 24 de Abril de 2023, 04:30h, atualizado em 25 de Abril de 2023, 09:37h
LOC.: Nos últimos anos, o modelo clássico de organização do trabalho vem sofrendo mudanças. Nesse cenário de transformação digital, o profissional que tem facilidade e flexibilidade para assumir várias atividades ao mesmo tempo tem destaque no mercado de trabalho.
Para o especialista em tecnologia e análise de dados Cristovão Wanderley, a multifuncionalidade no trabalho proporciona maior versatilidade.
TEC./SONORA: Cristovão Wanderley, especialista em tecnologia e análise de dados
“As empresas devem aproveitar essa inteligência desse profissional para que ele exerça outras atividades dentro da empresa. Eu acabo ocupando esse tempo e consigo ter esse tempo aproveitado. Se eu tenho capacidade de saber e perguntar, de saber fazer coisas diferentes, eu posso ter uma vantagem competitiva, porque eu vou fazer mais de uma coisa."
LOC.: Nesse processo de mudanças no mercado, parte das leis trabalhista precisa passar por alterações. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que regulamenta o trabalho multifuncional. Assim, o empregador poderia contratar um empregado para exercer múltiplas funções dentro da empresa, desde que seja no mesmo grau de complexidade da atividade principal.
Segundo o deputado federal Joaquim Passarinho, do PL do Pará, a dinâmica do mundo do trabalho mudou, trazendo à tona a necessidade de trabalhadores multifuncionais.
TEC./SONORA: Joaquim Passarinho, deputado federal (PL-PA)
“A regulamentação do trabalho multifunção é importante porque hoje em dia nós temos novas relações de trabalho, através da reforma trabalhista, através da movimentação e da modernização do trabalho, da forma de trabalhar remota que a pandemia trouxe. Aprovar a legalização do trabalho multifuncional é muito importante, porque você pode empregar uma pessoa que possa ter mais de uma função desde que ela, logicamente, sejam correlatas, seja integrada”.
LOC.: O projeto de lei que visa incluir na CLT a regulação do trabalho multifuncional tramita no Congresso Nacional em caráter conclusivo. A matéria aguarda o parecer do relator na Comissão de Trabalho.
Reportagem, Landara Lima.