Data de publicação: 15 de Julho de 2021, 17:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O impacto social da pandemia de Covid-19 no Brasil é objeto de pesquisa que vai ser realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A proposta é conhecer e avaliar como a população adulta do país se sente depois de vivenciar a atual crise de saúde. A análise dos dados vai contribuir para um melhor planejamento e o avanço em políticas públicas voltadas à saúde da população.
Covid-19: Queiroga estima que metade da população brasileira vai receber as duas doses da vacina até setembro
Servidores dos Correios e bancários entram no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19
Essa é a segunda vez que a pesquisa é realizada desde o início da pandemia no Brasil. A primeira ocorreu entre junho e agosto de 2020, e revelou que mais de 50% das pessoas tiveram sentimentos de nervosismo, ansiedade e tensão. Os participantes também declararam ter dificuldade para relaxar e controlar as preocupações, além da sensação de cansaço e desânimo.
Com os novos resultados, a Fiocruz tem o objetivo de avaliar o que mudou na vida dos brasileiros. De acordo com a instituição, a pesquisa no Brasil é conduzida por pesquisadores de diversos setores. O trabalho também integra um projeto internacional, do qual participam instituições de pesquisa do Chile, Equador, México, Peru e Espanha. Para participar é preciso ser maior de 18 anos, morar no Brasil e responder a um questionário on-line neste endereço.