LOC.: Janeiro no Brasil é sinônimo de férias, que, por sua vez, lembram viagens, muitas delas para a praia. Não é à toa que os destinos mais procurados para os dias de descanso em 2024 são locais onde o sol e a água do mar estão por todo lado. O Rio de Janeiro é a cidade campeã de procura. Segundo a Hotéis Rio — Associação de hotéis na capital fluminense — a cidade registrou em 2023 a maior ocupação anual desde 2014: acima de 70%.
Dona de uma agência de viagens no Rio, Maria Inês dos Santos trabalha com turismo há dez anos. Segundo ela, na capital os pontos turísticos tradicionais são os mais procurados, mas outros destinos perto da região metropolitana também estão sendo buscados pelos turistas.
TEC/SONORA: Maria Inês dos Santos, agente de viagens
“Região dos Lagos e Costa Verde também são regiões não centrais, mas que o turista vem explorando. Arraial do Cabo, que é o nosso Caribe e a Costa Verde — Paraty e Angra dos Reis — tudo para fugir um pouco da região metropolitana.”
LOC.: Mas viajar em alta temporada tem seus custos. Para quem deseja descansar sem gastar além da conta, a palavra de ordem é planejamento. Quem explica é o professor do curso técnico em Guia de Turismo do Senac EAD, Evandro Santos da Costa.
TEC/SONORA: Evandro Santos da Costa, professor do curso técnico em Guia de Turismo do Senac EAD
“A oferta é grande, a procura também. Então quanto mais próximo da viagem a gente deixar para pesquisar o serviço, mais a gente fica à mercê do que está disponível. Planejar é importante porque a gente pega todos os serviços que estão disponíveis naquele destino, muitas vezes com vagas em aberto.”
LOC.: Segundo o professor, o tempo ideal de uma preparação de viagem é entre três e seis meses. Para quem quer gastar menos, a dica é viajar fora de temporada, em maio, abril, setembro ou outubro. Ou economizar em serviços, escolhendo hospedagens mais simples e locais que tenham uma cozinha — para gastar menos com refeições em restaurantes.
Reportagem, Lívia Braz