LOC.: O grande volume de chuvas causadas pelo fenômeno La Niña provocou efeitos na agricultura e nas condições de geração de energia no país. Segundo dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as regiões mais afetadas foram a centro-oeste, sul, norte e litoral do nordeste. Além do fenômeno La Niña, o Brasil segue sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, como explica a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Romero Santos.
TEC./SONORA: Candice Romero Santos - superintendente de Informações da Agropecuária da Conab
“Essa faixa ela tem recebido um volume maior de precipitações nos locais onde estão sendo cultivados, estão em desenvolvimento as culturas de primeira safra, principalmente o milho, a soja e o feijão, essas precipitações têm sido benéficas para o desenvolvimento das culturas.”
LOC.: De acordo com a Agência Nacional de Energia (ANEEL), durante o mês de dezembro as contas de energia elétrica dos brasileiros terão bandeira tarifária verde. Isso significa que não haverá cobrança extra nas faturas, devido as boas condições de geração de energia no país. O professor de engenharia elétrica da UnB, Rafael Amaral Shayani, esclarece como são definidas as bandeiras tarifarias.
TEC./SONORA: Rafael Amaral Shayani - professor de engenharia elétrica da UnB
“A bandeira tarifária olha o momento, o agora. Como estamos em meses de chuva, a ANEEL vai esperar quanta chuva vai ter em dezembro, janeiro, fevereiro e março para realmente ter uma estimativa, se está chovendo muito ou chovendo pouco, então num período de chuva a tendência é que a bandeira seja sempre verde. A questão é: no final do período de chuva, ela vai verificar se os reservatórios das hidrelétricas encherão o suficiente ou não para, só assim mudar bandeira tarifária.”
LOC.: Segundo o Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) os reservatórios do país finalizaram o mês de novembro com níveis satisfatórios. O destaque foi na região Sul do país, atingindo quase 82% de sua capacidade de armazenamento. A projeção é que em dezembro, o Sudeste esteja com seus níveis acima de 52%.