LOC.: O desempenho previsto para o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2023, segundo estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é o mesmo de 2022: 3%. Os números mais expressivos vêm da agropecuária, que deve bater os 15,1% — alavancados pela exportação de soja e milho.
Os dados mais recentes da CNI mostram que novembro teve desempenho abaixo do esperado, sobretudo na indústria da construção, onde o recuo foi de 3,5 pontos na comparação com outubro. Quem explica é a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.
TEC/SONORA: Paula Verlangeiro, analista de Políticas e Indústria da CNI
“Isso aconteceu porque o índice que mensura a atividade e o emprego seguiu em trajetória de queda em novembro. Olhando especificamente para a atividade, esse indicador sofreu recuo e ficou abaixo da média, tanto na série histórica, como na média para os meses de novembro. Mostrando que o resultado esperado para o mês não se concretizou.”
LOC.: Na contramão nacional, Goiás — um dos estados onde o agro é mais forte — apresentou crescimento no setor, acima da média nacional: 16,5%. Mas outros setores como serviços e indústria, também cresceram no estado mais que a média do país.
Segundo dados do instituto Mauro Borges de pesquisa, a indústria em Goiás cresceu 3,4% em 2023, enquanto o Brasil recuou 0,7% no mesmo período.
Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, parte desses números pode ser atribuída à confiança que o empresariado tem na gestão pública.
TEC/SONORA: Ronaldo Caiado, governador de Goiás
“Os programas de incentivos fiscais que o governo tem dado são oferecidos de forma honesta e republicana a todos que precisam. Isso mostra que Goiás teve o maior índice de crescimento industrial nesse período, isso em decorrência de uma política do governo de cada vez mais cuidar da segurança, da educação.”
LOC.: Além da confiança do empresariado nas políticas públicas adotadas, o aumento da segurança pública tem atraído novos investimentos para o setor industrial. Outro ponto considerado fundamental por Caiado para o desenvolvimento é a mobilidade. Construção e reformas de rodovias que ajudam a recuperar a malha viária e incentivam o empresário a se instalar no estado.
Reportagem, Lívia Braz