Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Escolas estaduais de Minas Gerais têm até 30 de junho para aplicação da Avaliação Intermediária 2023

Avaliação tem como objetivo medir o progresso de aprendizagem dos estudantes para desenvolver estratégias de melhoria

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE MINAS GERAIS


Todas as 3.424 escolas estaduais de Minas Gerais têm até 30 de junho para a aplicação da Avaliação Intermediária 2023 para alunos do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. A prova tem como objetivo avaliar o progresso de aprendizagem dos estudantes para desenvolver estratégias de melhoria. 

A subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Izabella Cavalcante, avalia ser fundamental que todos os estudantes realizem os exames para que seja possível a identificação de quais habilidades e competências não foram consolidadas no 1° semestre e planejar ações de intervenção pedagógica, de reforço escolar e de acompanhamento dos professores no 2° semestre. 

“É importante destacar que a avaliação intermediária também fornece as informações de participação e desempenho dos estudantes que vão embasar o cálculo do índice que a gente utiliza para aplicação do Prêmio Escola Transformação que também vai ter uma nova etapa no 2° semestre em que as escolas são premiadas com recursos disponibilizados para aplicação em projetos pedagógicos que são definidos por meio de um portfólio e que vão ser escolhidos de acordo com a necessidade ou interesse da escola e dos estudantes”, explica. 

Aplicação das provas

A avaliação pode ser feita de forma impressa, online, via web ou aplicativo.

  • Na prova online, os estudantes podem acessá-la através do aplicativo Conexão Escola 3.0 ou pela internet;
  • Para a versão impressa, os testes estão disponíveis para download e impressão pelos diretores escolares através do portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

As avaliações contêm questões de múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade.

Veja Mais:

DF: Estão abertas inscrições para cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica

Ministério da Educação lança programa de alfabetização voltado às crianças

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.