Nova chance para candidatos que não puderam fazer provas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nova chance para candidatos que não puderam fazer provas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Enem: termina nesta sexta-feira (17) prazo para solicitar reaplicação do exame

O gabarito oficial é divulgado nesta terça-feira (14). A nova prova foi marcada para os dias 12 e 13 de dezembro


As pessoas interessadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem ficar atentas. O prazo para requerer a reaplicação da prova termina nesta sexta-feira (17). Aqueles que não conseguiram comparecer no local no dia do exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como já previsto no edital, terão mais uma chance. Uma nova prova foi marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

Para o professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do governo do Distrito Federal, Alessandro Araújo, é mais uma oportunidade de concorrer a uma vaga em uma universidade.

“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais”, analisa.

Alessandro Araújo ainda acrescenta: “O Enem também possibilita que os estudantes de escolas públicas possam obter bolsas de estudos integrais ou parciais em universidade privada, por meio do programa Universidade para Todos, o PROUNE”, destaca.

Como pedir a reaplicação do Enem

A solicitação para reaplicação da prova deve ser feita na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet, por meio da aba ‘Página do Participante’. Lá é possível encontrar todas as informações necessárias para solicita nova prova. O Inep vai analisar individualmente cada situação para saber se o candidato se enquadra nos critérios instituídos pelo edital.

Segundo o Inep, é importante lembrar que todas as solicitações devem estar acompanhadas de um documento que comprove a ausência no dia do exame. A medida vale tanto para as situações que envolvem doenças infectocontagiosas quanto para os de problemas logísticos. Neste último caso, o Inep vai avaliar de acordo com as intercorrências registradas.

Atenção com a documentação

Na opinião do doutor em psicologia educacional pela Universidade de Reading, Inglaterra, e pesquisador em Educação, Afonso Celso Galvão, os participantes devem prestar atenção na documentação exigida e anotar tudo o que precisa para fazer a reaplicação. Segundo ele, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma oportunidade para quem tiver interesse em uma universidade.

“O Enem é um grande avanço em relação ao vestibular nesse sentido, porque ele faz uma única prova e essa prova vale para muitas instituições”, ressalta.

Saima nawaz khan tem 43 anos, nasceu no Paquistão. Naturalizada brasileira, morou 12 anos na Índia e retornou ao Brasil ano passado, quando começou os estudos. Para ela, o Enem é uma oportunidade de alcançar uma vaga em uma instituição de nível superior. “Eu quero fazer ensino superior e como eu não tenho como pagar, então eu espero que eu consiga passar para poder concorrer a uma universidade, uma faculdade”, relata. 

Saima conta que, após anos sem poder estudar, fazer essa prova é mais uma conquista. “Eu queria muito, era meu sonho fazer a prova do Enem, tentar ver se consigo passar, ver os meus conhecimentos, apesar de que eu comecei a voltar a estudar depois de 24 anos. Então, eu espero muito ter um bom resultado, porque eu ralei muito para isso”, desabafa. 

Calendário Enem 2023

Os candidatos que fizeram o Enem 2023 podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas, hoje, a partir das 19h. Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O edital previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram uma nova data.

Já o resultado final será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024. São cerca de 3 ,9 milhões de inscritos confirmados nas 27 unidades da Federação, em 1.7 50 municípios de aplicação. Com 28,1%, a abstenção este ano foi similar à registrada no ano passado (28,3%). Foram cerca de 13,1% de pessoas inscritas a mais em 2023 em comparação a 2022. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: As pessoas interessadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem ficar atentas. O prazo para requerer a reaplicação da exame termina nesta sexta-feira (17). Aqueles que não conseguiram comparecer no local da prova por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como já previsto no edital, terão mais uma chance. Uma nova prova foi marcada para os dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

Para o professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do governo do Distrito Federal Alessandro Araújo é mais uma oportunidade de concorrer a uma vaga em uma universidade.

TEC./SONORA:  professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do governo do Distrito Federal, Alessandro Araújo

“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais”
 


LOC.: Saima Nawaz Khan tem 43 anos; nasceu no Paquistão. Naturalizada brasileira, morou 12 anos na Índia e retornou ao Brasil ano passado, quando começou os estudos. Para ela, o Enem é uma oportunidade de alcançar uma vaga em uma instituição de nível superior.

TEC./SONORA: Saima nawaz khan 

“Eu quero fazer ensino superior e como eu não tenho como pagar, então eu espero que eu consiga passar para poder concorrer a uma universidade, uma faculdade. “Eu queria muito, era meu sonho fazer a prova do Enem, tentar ver se consigo passar, ver os meus conhecimentos, apesar de que eu comecei a voltar a estudar depois de 24 anos. Então, eu espero muito ter um bom resultado, porque eu ralei muito para isso”.
 


LOC.: Os candidatos que fizeram o Enem 2023 podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas nesta terça-feira, a partir das 19h. Os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O edital previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios anunciaram uma nova data. Já o resultado final será divulgado apenas no dia 16 de janeiro de 2024. 

Reportagem, Lívia Azevedo