LOC.: A solicitação da isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 poderá ser feita a partir de segunda-feira. Os participantes que tiveram a isenção no ano passado e não compareceram à prova devem justificar a ausência para participar da próxima edição gratuitamente.
Para fazer a solicitação, os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br, utilizando o login único da plataforma Gov.br, até o dia 28 de abril. O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 8 de maio.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Laura Ester, conta que espera conseguir uma vaga no curso de medicina.
TEC./SONORA: Laura Ester - estudante
“Minha preparação está sendo bem mais ou menos, porque o novo ensino médio tirou a maioria dos nossos recursos, tirou muito conteúdo, tirou muita matéria, então a gente tem que estudar mais pela nossa própria vontade mesmo, mas eu tô até aqui indo do jeito que dá.”
LOC.: Fique atento: a solicitação da isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência no Enem 2022 só poderão ser feitas do dia 17 ao dia 28 de abril. Os resultados para essa solicitação e justificativa serão divulgados no dia 8 de maio.
O professor de sociologia, morador de Brasília, Rodolfo Godoi, orienta os alunos e interessados em realizar o exame a não deixarem de acompanhar as datas e atualizações sobre a prova.
TEC./SONORA: Rodolfo Godoi - professor de sociologia
“É fundamental ser acompanhada pelo estudante, mas também pelos seus professores e pela família, a data da inscrição, pagamento, solicitação de isenções, tudo isso é fundamental para que o estudante não perca a oportunidade e acabe jogando todo o seu trabalho fora e tendo que esperar a próxima seleção.”
LOC.: Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o interessado deve atender a um dos seguintes requisitos: estar matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública; ter bolsa integral em escola particular e comprovar renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou ser participante do Encceja e ter obtido a certificação do ensino médio.
Reportagem, Sophia Stein