LOC: O empresário Cristiano Abdalla, de Palmas, no Tocantins, transformou a tradição familiar na produção de café em um negócio internacional. Ele é sócio do Harufo Café. A empresa vende grãos especiais para os EUA e está em processo de expansão para novos mercados, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
A família de Abdalla tem uma história centenária na utilização do grão como commodity. Mas o empresário foi além. Decidiu agregar valor à produção, com a criação do grão Harufo. A palavra significa 'aroma' na língua africana Suaíli e dá nome a um café com torrefação focada na qualidade. Um grão produzido para exportar.
Para expandir as fronteiras, Abdalla contou com a ApexBrasil para participar de feiras internacionais, como a APAS Show – uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas.
O empresário também participou do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil, o Peiex.
Ele explica que o treinamento oferecido pela agência foi essencial para a internacionalização da empresa.
TEC./SONORA: Cristiano Abdalla, sócio do Harufo Café
“Sem essa capacitação, sem esse treinamento, sem o entendimento de como tudo acontece, como tudo deve acontecer, é praticamente impossível você conseguir fazer uma exportação, saber onde buscar informação, buscar parceiros de negócios, de exportação, de transporte, de documentação. Foi uma capacitação que literalmente nos habilitou a exportar. Essa capacitação foi de suma importância. Sem ela, talvez a gente ainda estivesse tentando fazer o nosso processo.”
LOC.: Atualmente, o Harufo Café vende para compradores dos EUA e tem um escritório na cidade de Boca Raton, na Flórida. A venda dos produtos é feita pela internet.
TEC./SONORA: Cristiano Abdalla, sócio do Harufo Café
“A gente está conseguindo, no primeiro momento, fazer as vendas através da Amazon e já estamos prospectando também os clientes fora da Amazon. Então, as lojas, o que a gente chama de B2B, vendendo para outros comerciantes, para poderem revender e chegar até o cliente final através dessa venda no atacado.”
LOC.: E o Harufo Café quer ir além. Segundo Abdalla, o próximo passo é firmar exportações diretas com novos compradores internacionais.
Entre 2023 e 2024, mais de seis mil empresas foram atendidas pelo Peiex e mais de mil delas exportaram mais de três bilhões de dólares no período.
Quem participa do programa, recebe um diagnóstico completo sobre seu negócio e um plano de exportação personalizado, com etapas a serem implementadas para que a empresa esteja apta às exportações.
Quer saber mais sobre o Peiex e outros programas da ApexBrasil? Acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.
Reportagem, Bianca Mingote. Com locução de Lívia Braz