LOC.: Quase 34 milhões de eleitores, distribuídos em 51 municípios brasileiros, voltam as urnas neste domingo (27) para escolher, em segundo turno, os ocupantes dos cargos de prefeito e de vice-prefeito. Entre essas cidades estão 15 capitais, como São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Manaus.
Entre essas cidades, o partido que mais marcou presença no segundo turno foi o PL, com 9 candidatos. De maneira geral, partidos de centro-direita se sobressaíram em relação aos de esquerda, como o PT, que aparece em 4 capitais. Na avaliação do cientista político Murilo Medeiros, o resultado do segundo turno deve repetir o cenário do dia 6 de outubro.
TEC./SONORA: Murilo Medeiros, cientista político
“A esquerda perderá espaço, algo notado desde as eleições de 2016. Os grandes centros urbanos serão dominados por legendas centristas e conservadoras, com crescimento do PL, do UNIÃO BRASIL, PSD e MDB."
LOC.: Entre os outros 36 municípios, a divisão partidária não foi diferente, com predominância de partidos como PL, PSD, PSDB e PP. O PT, por sua vez, um dos mais cotados da ala esquerda, conta com presença em 9 disputas entre as cidades que não são capitais. O PSB aparece em duas e o PSOL em apenas uma.
Além de contarem com um número populacional expressivo, uma característica em comum entre esses municípios é a atividade de Serviços como o maior valor adicionado bruto, como é o caso de Londrina, no Paraná; e Imperatriz, no Maranhão. Para Medeiros, ter o domínio político nesses locais pode significar boa vantagem em eleições presidenciais.
TEC./SONORA: Murilo Medeiros, cientista político
“As cidades que possuem mais de 200 mil eleitores concentram aproximadamente 40% do eleitorado brasileiro. Conquistar o comando de municípios dessa envergadura é estratégico para projetar partidos políticos rumos às eleições de 2026.”
LOC.: O segundo turno em eleições municipais só pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores. A situação acontece quando, no primeiro turno, nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos. Sendo assim, o segundo turno é disputado entre os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.
Reportagem, Marquezan Araújo