LOC.: O AVC isquêmico — mais conhecido como derrame — passou a fazer parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS. Doze hospitais já estão habilitados para fazer a trombectomia mecânica (TM) — tratamento que promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes —, segundo o Ministério da Saúde. Conforme a Sociedade Brasileira de AVC, com dados do Portal da Transparência do Centro de Registro Civil do Brasil, a doença já matou mais de 98 mil brasileiros, de janeiro a novembro deste ano.
O neurocirurgião pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica, especializado em Neurocirurgia Endovascular e Neurorradiologia Intervencionista, Victor Hugo Espíndola, diz que o AVC isquêmico acontece quando existe a obstrução de uma artéria no cérebro.
TEC./SONORA: Victor Hugo Espíndola, neurocirurgião pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica, especializado em Neurocirurgia Endovascular e Neurorradiologia Intervencionista
“Aquela região do cérebro que receberia o sangue daquela artéria não vai mais receber. Então, aquele tecido cerebral vai sofrer um processo degenerativo que a gente chama de isquemia cerebral. Esse AVC esquêmico”
LOC.: Um estudo publicado recentemente pela revista científica Lancet Neurology alerta que, até 2050, o AVC pode causar quase 10 milhões de mortes por ano. Preocupado com os números alarmantes, o neurologista Marco Aurélio Fraga Borges, do Instituto de Neurologia de Goiânia, lembra que o AVC pode ser evitado se as pessoas ficarem atentas aos sinais.
TEC./SONORA: Marco Aurélio Fraga Borges, neurologista do Instituto de Neurologia de Goiânia
“O reconhecimento da doença se passa por três sinais muito simples, que é o sorriso torto, o desvio da rima labial para o lado, a boca torta. O segundo mais comum é o braço fraco, dificuldade para movimentar o braço de um lado do corpo. E o terceiro é dificuldade para falar. Qualquer desses três sintomas tem que procurar o hospital o mais rápido possível”
LOC.: O Ministério da Saúde informa que os gestores estaduais, municipais e distritais do SUS já podem solicitar a habilitação de novos hospitais para a realização do procedimento. Basta comprovar a habilitação como unidade de assistência de alta complexidade em Neurologia e Neurocirugia, como centro de atendimento de urgência tipo III aos pacientes com AVC, entre outros critérios estabelecidos na portaria. A concessão ocorre após análise e aprovação dos pedidos pela pasta.
Reportagem, Lívia Azevedo