LOC.: Das mais de 400 mil empresas existentes no Distrito Federal, 88% correspondem a empresas de pequeno porte e empregam 7 em cada 10 trabalhadores na capital do país. Segundo o chefe de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) , Marcos Barbosa, existem três categorias de pequenos negócios: o Microempreendedor Individual (MEI) com 201.131 estabelecimentos, a Microempresa (ME) com 130.039 estabelecimentos e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) com 23.529 estabelecimentos.
TEC./SONORA: Marcos Barbosa - Sedet-DF
“Para microempreendedor individual, correspondem a 49,9% das empresas no Distrito Federal, para microempresa que é a ME, correspondem a 32,3% das empresas do Distrito Federal e a empresa de pequeno porte que é a EPP correspondem aí a 5,84% das empresas do Distrito Federal.”
LOC.: No Brasil, pequenas empresas geraram 79,8% dos novos empregos em julho de 2023, com uma média de 3.670 vagas diárias — segundo o Sebrae. Marcos Barbosa explica que o programa é voltado para pequenos empreendedores.
TEC./SONORA: Marcos Barbosa - Sedet-DF
“O Prospera, é uma linha de crédito orientada que empresta de R$ 4 mil a R$ 83 mil reais para pequenos empreendedores que possam iniciar o negócio, ou então realizarem o giro de capital para quem já tem aquela atividade econômica.”
O economista e diretor financeiro da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresariais, Guidi Nunes, ressalta que pequenos negócios geram a maior parte dos empregos no Brasil, mas muitos têm baixa remuneração. Ele destaca a importância dos programas de crédito governamentais para auxiliar empresas com capital de giro limitado. O programa Prospera, mencionado pelo chefe de comunicação da Sedet-DF, é uma opção de crédito para autônomos, com condições favoráveis e oriundo do Funger, mas requer regularização junto à Secretaria de Fazenda do DF.
Reportagem, Sophia Stein.