LOC.: Cumprir a quarentena não é o único cuidado que as pessoas com Covid-19 devem tomar. Dicas como evitar compartilhar objetos com as demais pessoas da casa já são mais do que conhecidas. No entanto, algumas precauções necessárias podem passar despercebidas, principalmente aquelas relacionadas à higiene bucal, como se é preciso jogar fora a escova de dente após ter Covid-19.
A reportagem conversou com Aroldo Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no Distrito Federal, para esclarecer essa e outras dúvidas sobre saúde bucal. Doutor, quando uma pessoa é infectada por Covid-19, quais cuidados ela deve ter em relação à saúde bucal?
TEC./SONORA: Aroldo Pinheiro, presidente da ABO no Distrito Federal
“O primeiro passo que o paciente deve ter para o controle da infecção no seio familiar é separar a escova de dente dele [das escovas] dos demais membros da família. Se ele é casado ou tem filhos e dividem o mesmo ambiente para as escovas, isso tem que ser separado, porque o coronavírus fica muito concentrado nas vias aéreas superiores, ou seja, na boca e no nariz. É uma área que tem alta virulência. É por isso, inclusive, que tem alta capacidade de contaminação.”
LOC.: A limpeza correta da escova de dente após a escovação é fundamental, diz Aroldo. É preciso lavar bem e secar o objeto com um pano limpo ou papel toalha antes de guardar a escova. Nada de armazenar a escova com resto de pasta de dente, porque há o risco de contaminá-la com bactérias.
E Aroldo, devo jogar fora a escova de dente após ter Covid?
TEC./SONORA: Aroldo Pinheiro, presidente da ABO no Distrito Federal
“Quando o paciente tem Covid, a gente orienta que, ao final do prazo da contaminação, ele também substitua a escova. Não há necessidade de esperar, às vezes, um mês, dois meses, que é até um hábito do brasileiro. A nossa orientação é que substitua a escova logo após sair da quarentena, em torno de 14 a 15 dias a depender do quadro clínico da pessoa”.
LOC.: Embora não haja risco de reinfecção, o especialista diz que a substituição da escova após a quarentena é importante, porque o objeto mantém algum nível de contaminação.
Reportagem, Felipe Moura.