Data de publicação: 08 de Outubro de 2021, 19:15h, atualizado em 08 de Outubro de 2021, 19:15h
LOC.: O Governo Federal vai repassar mais de dez milhões de reais para ações de defesa civil em cinco cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Os recursos vão beneficiar mais de cento e dez mil pessoas.
O maior valor foi repassado para o município de Risco Casca, em Minas Gerais. A cidade mineira vai receber cerca de oito milhões de reais para reconstrução de casas destruídas em área urbana e rural, por conta de um longo período de chuvas intensas.
Na região Sul, a cidade de São José dos Ausentes receberá 175 mil reais e São Valério do Sul terá 171 mil para compra de telhas de fibrocimento. As duas cidades gaúchas registraram chuvas de granizo. Já no município de Canelinha, em Santa Catarina, o valor repassado será de 765 mil reais para restabelecer o tráfego da região, que registrou fortes chuvas.
A cidade de Tangará da Serra, no Mato Grosso, vai receber o valor de 432 mil para aluguel de 20 carretas pipa e levará água às famílias que passam pela seca na região.
Em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de resposta a desastres naturais e de reconstrução de infraestrutura pública danificada. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como deve ser feita a solicitação.
TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional
“Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados.”
LOC.: O S2iD pode ser acessado no endereço s2id.mi.gov.br. O MDR também recebeu a situação de emergência em 12 cidades nos estados da Bahia, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Mato Grosso. As regiões registraram períodos de seca, estiagem, chuvas intensas e vendavais. Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberta Camargo