Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 06 de Outubro de 2021, 19:55h, atualizado em 06 de Outubro de 2021, 19:59h
LOC.: O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 12 cidades da região Nordeste atingidas por desastres naturais. Todas sofrem com a falta de chuvas. Na Bahia, nove cidades estão nessa situação. São elas: Andaraí, Andorinha, Aracatu, Campo Alegre de Lourdes, Cordeiros, Igaporã, Jaguari, Chorrochó e Riacho de Santana. Outras duas estão no Rio Grande do Norte: Luís Gomes e Parazinho. Também obteve o reconhecimento federal na cidade de Quiterianópolis, no Ceará.
Com o reconhecimento, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atender a população afetada. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda.
LOC.: As solicitações de recursos para ações de Defesa Civil devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Também nesta quarta-feira, 6 de outubro, o MDR reconheceu a situação de emergência em outras 13 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.