Data de publicação: 21 de Março de 2022, 20:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está mobilizado para dar todo auxílio à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, novamente castigada por fortes chuvas desde o último domingo (20). Nesta segunda-feira (21), uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), coordenada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, chegou à cidade para prestar assistência à prefeitura no atendimento à população afetada e adotar as medidas necessárias.
"Estamos atuando, junto com a prefeitura de Petrópolis e o estado, no socorro às pessoas que foram acometidas pelo desastre. O nosso objetivo é apoiar a administração da tragédia e trazer apoio logístico e recursos orçamentários e financeiros para que a cidade possa superar mais esse evento", afirma o coronel Alexandre Lucas.
"Trouxemos técnicos do nosso departamento de obras, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), além de colocar à disposição de todo o povo de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Nosso objetivo é, juntos, vencermos mais esse desafio", acrescenta o secretário.
Até as 11h56 desta segunda-feira (21), uma pessoa tinha sido resgatada com vida. Foram registradas cinco mortes, três desaparecidos e 634 desabrigados, além de 126 ocorrências, das quais 107 foram deslizamentos, de acordo com a Defesa Civil de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros do Estado.
Nesta terça-feira (22), pela manhã, os técnicos da Defesa Civil Nacional farão vistorias para verificar o tamanho dos estragos e, assim,elaborar um plano de trabalho para a liberação dos recursos. Será feita, também, uma vistoria para verificar como estão os trabalhos executados após a tragédia de fevereiro.
Em fevereiro e início de março deste ano, o MDR já havia disponibilizado cerca de R$ 6,3 milhões para ações de defesa civil em Petrópolis, que já sofria com as consequências das fortes chuvas. Por mais de uma semana, uma equipe da Defesa Civil Nacional esteve na cidade para dar assistência à população e apoiar o município nas solicitações de recursos. Foi reconhecido estado de calamidade pública, vigente por 180 dias.
Os recursos repassados à cidade fluminense foram destinados à aquisição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, colchões, materiais de limpeza e kits de dormitório, com cobertor e lençol, além de limpeza em mais de 10 áreas da cidade, locação de veículos para ações de socorro e assistência e recuperação de pontes e guarda-corpos em diversas áreas do município.
Também foram aplicados recursos na recomposição e recuperação de vias públicas e de margens de rios que cortam a cidade, beneficiando mais de 120 mil moradores da região.