Data de publicação: 26 de Maio de 2023, 04:00h, atualizado em 25 de Maio de 2023, 20:41h
LOC: O Custo Brasil é uma expressão usada para definir os problemas burocráticos e estruturais que prejudicam o crescimento do país. A excessiva carga tributária do Brasil é apontada como um dos principais fatores do chamado Custo Brasil.
O advogado especialista em direito tributário, Guilherme Di Ferreira, explica.
TEC.SONORA: Guilherme Di Ferreira, diretor-adjunto da Comissão de Direito Tributário da OAB-GO
“Quanto mais as empresas gastam com os impostos, os produtos ficam mais caros e param de investir até mesmo no próprio país ou em suas empresas ou em melhorias. Por essa razão, acaba prejudicando, sim, o crescimento do país, porque o país necessita das empresas privadas também para o seu crescimento”
LOC.: O deputado federal Vitor Lippi, do PSDB de São Paulo, faz parte do grupo de trabalho que analisa a reforma tributária na Câmara. Ele defende a simplificação do atual sistema tributário.
TEC./SONORA: deputado Vitor Lippi (PSDB-SP)
“Quanto mais gente tiver emprego, mais a gente tem renda nas famílias, mais essas pessoas gastam no comércio, nos serviços. Isso movimenta toda a economia brasileira. Além do que, nós acreditamos que com isso nós poderemos não apenas ajudar as indústrias que já estão no Brasil, mas atrair empresas do mundo que desde que a gente tenha um bom sistema tributário certamente poderão escolher o Brasil para fazer seus novos investimentos.”
LOC.: O atual sistema tributário brasileiro retira a competitividade das empresas, inibe investimentos e limita a inserção internacional, segundo o Plano de Retomada da Indústria, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI. A tributação do consumo é apontada no documento como um dos principais desafios para o crescimento da economia brasileira.
Reportagem, Fernando Alves