Foto: Cauê Diniz/B3/MDR
Foto: Cauê Diniz/B3/MDR

Crato (CE) vai receber cerca de R$ 250 milhões de reais para a universalizar serviços de esgotamento sanitário

Ao todo, mais de 130 mil habitantes serão beneficiados com a concessão

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A cidade do Crato, no Ceará, vai receber cerca de 250 milhões de reais, nos próximos 35 anos, para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário. Isso porque nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, foi realizado o leilão para a concessão dos serviços de saneamento básico do município.
 
A concessionária vencedora, a Aegea, deverá fazer melhorias nos serviços de esgotamento sanitário, que hoje atende apenas 32% da população cratense. Ao todo, mais de 130 mil habitantes serão beneficiados com a concessão. 

Verônica Sánchez, secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, ressaltou que o leilão é resultado dos esforços do Governo Federal, a partir da aprovação do novo Marco Legal do Saneamento, que prevê metas para investimentos e universalização dos serviços de tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos urbanos.

"Esses projetos são exatamente o resultado deste planejamento e a concretização do atingimento dessas metas, a partir desses contratos, os prefeitos, as câmaras de vereadores e os municípios terão a certeza de que os seus serviços serão universalizados e que em 2033 haverá água, esgoto e resíduos sólidos tratados nos seus municípios, melhorando a saúde das populações, melhorando a prestação dos serviços, a qualidade e a regularidade do tratamento de água, do tratamento dos esgotos nos municípios."

O projeto de concessão, estruturado pelo município em parceria com a Caixa Econômica Federal e com apoio do MDR, prevê a ampliação da rede coletora em mais de 250 quilômetros, além da construção de novas estações de tratamento de esgoto. Para a população de baixa renda, haverá cobrança de tarifa social e ligação interna de esgoto em suas moradias.

Para o prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, este dia é histórico."O Crato passa a ter um novo momento no seu ciclo. Tendo em vista que o saneamento é saúde. A primeira consequência é a melhoria da saúde na cidade. Segunda consequência: o meio ambiente. Tendo em vista que o Crato fica ao sopé da Chapada do Araripe, há a Floresta Nacional do Araripe, uma das maiores do Nordeste, cartão postal do Nordeste, o primeiro geoparque das Américas. E do sistema de abastecimento de água do Crato hoje, 30% é de água das nascentes da cidade. 70% de águas subterrâneas. A terceira, gerando emprego e renda para a população cratense através do próprio sistema de saneamento e também turismo que deverá implementar." 

Também nesta sexta-feira, foi realizado leilão de saneamento integrado para a cidade de São Simão, em Goiás. Serão investidos cerca de 50 milhões de reais para a modernização e expansão dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. 

Para saber mais sobre as ações do MDR em saneamento básico, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.