O Brasil registrou 27.345 casos e 761 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a mais recente atualização do Ministério da Saúde. Ao todo, mais de 20,7 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O número de pessoas que morreram pela doença no País é de 578.326.
A média móvel de mortes, que leva em conta os óbitos dos últimos sete dias, é de 688. Nos últimos dias, o número vem caindo e atingindo os menores patamares em 2021. Ainda segundo o Ministério da Saúde, mais de 19,6 milhões de brasileiros se recuperaram da Covid-19. Outros 495 mil estão em acompanhamento.
O Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de letalidade entre as 27 unidades da federação: 5,53%. Em seguida estão São Paulo, Amazonas e Pernambuco, todos com o índice acima dos três pontos percentuais. A taxa de letalidade média do Brasil é de 2,8%.
No recorte por municípios, Janduís (RN) tem a maior taxa de letalidade do País. O índice está em 41,18%. Em seguida vêm São Luiz do Paraitinga (SP), com 31,33%; Boa Vista do Gurupi (MA), com 26,67%; Miravânia (MG), que registra 20%; e Ribeirão (PE), cujo índice é de 16,12%.
Entre os municípios com as menores taxas de letalidade do Brasil, vários têm esse índice cravado em 0%, pois não confirmaram nenhum óbito pela doença até o momento. Entre eles estão Aricanduva (MG), Benjamin Constant do Sul (RS), Boa Esperança do Iguaçu (PR), Crixás do Tocantins (TO) e Flor do Sertão (SC).
Os números têm como base o repasse de dados das Secretarias Estaduais de Saúde ao órgão. Acesse as informações sobre a Covid-19 no seu estado e município no portal brasil61.com/painelcovid.
Reportagem, Poliana Fontenele