LOC.: Em Mato Grosso do Sul, 49 municípios registraram novos casos de Covid-19 nos últimos sete dias. Em todo o estado, foram 995 novos casos da doença. Os dados são do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado.
De acordo com o boletim, Campo Grande foi a cidade que mais registrou ocorrências, com 340 notificações da doença, seguida por Ponta Porã, Amambai e Dourados. Os municípios que apresentaram o menor número de novos casos foram Jardim, Pedro Gomes e Sonora.
O infectologista Julival Ribeiro explica os fatores que provocaram o aumento nos casos de Covid-19.
TEC./SONORA: Julival Ribeiro, infectologista
“Em primeiro lugar, nós sabemos que a vacina nos dá uma proteção durante certo tempo, e com o passar dele, nós vamos perdendo essa proteção. Além disso, pessoas idosas, com doenças crônicas, respondem muito menos à vacinação do que as pessoas sadias.”
LOC.: De acordo com o infectologista, é recomendado que as pessoas se vacinem contra a Covid-19 e que também façam o reforço com a dose bivalente, para aumentar a proteção contra a doença.
Julival Ribeiro também recomenda medidas de proteção, principalmente para idosos e pessoas com doenças crônicas.
TEC./SONORA: Julival Ribeiro, infectologista
“Na minha visão, ao se deslocar para algum ambiente com baixa ventilação, aglomerados, essas pessoas na realidade devem usar uma máscara. E não esquecer de higienização higienizar suas mãos.”
LOC.: Para proteção contra a doença, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul recomenda, além da vacina, lavar as mãos com água e sabão, ou álcool em gel setenta por cento. Em casos de sintomas, é importante utilizar máscaras, evitar contato principalmente com idosos, crianças e pessoas com fatores de risco; além de realizar isolamento ou distanciamento social.
Reportagem, Nathália Guimarães