LOC.: O Congresso Nacional tem até 1° de junho para debater e aprovar a medida provisória que cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos, o Serp. Caso perca o prazo, a MP perde a validade e o sistema não entra em vigor. Com a medida, diversos processos poderão ser realizados de forma totalmente on-line, como registro de imóveis e entrada em casamento.
Além da comodidade, o Serp também pode reduzir as dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que atrapalham o crescimento do país, o chamado Custo Brasil. É o que destaca o presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado federal Alexis Fonteyne, do Novo de São Paulo.
TEC./SONORA: deputado Alexis Fonteyne, Novo-SP.
“A criação do sistema eletrônico de registros públicos contribuiu muito para a redução do Custo Brasil. Primeiro, porque ele cria a segurança jurídica de que qualquer consulta feita sobre um imóvel ou um bem é feita de forma definitiva e centralizada. O segundo ponto é que também diminui demais aquela correria de ir nos cartórios para conseguir essas certidões. E muitas vezes, quando se consegue a última certidão, a primeira já está vencida, ficando em um ciclo vicioso sem fim.”
LOC.: O mestre em Direito Constitucional Econômico Rafael Brasil afirma que a desburocratização gerada pela MP dos cartórios pode até mesmo gerar emprego e renda para a população.
TEC./SONORA: Rafael Brasil, mestre em Direito Constitucional.
“Além da redução dos custos operacionais, essa medida provisória impacta diretamente na desburocratização e vem para obedecer a lei de liberdade econômica, fazendo com que o ambiente de empreendedorismo brasileiro cresça ainda mais e com isso haja maior geração de emprego e renda.”
LOC.: Para Rafael Brasil, há espaço para avanços na lei, como a delimitação legal para os emolumentos, que são as taxas remuneratórias dos custos de serviços de cartórios. Segundo ele, com a unificação dos emolumentos, haverá ainda mais segurança jurídica e menor distância das informações entre os cartórios pelo país.
Reportagem, Paloma Custódio