LOC.: Uma política industrial voltada para atingir metas de avanços da sociedade e na prestação de serviços. É o que propõe a Confederação Nacional da Indústria, a CNI, ao estruturar quatro grandes eixos no Plano de Retomada da Indústria, compartilhado com o governo brasileiro. A diretora de Desenvolvimento Industrial da CNI, Lytha Spíndola, acredita que a política industrial brasileira precisa obsevar a tendência do mundo de uma industrialização com novas bases.
TEC./SONORA: Lytha Spíndola, diretora de Desenvolvimento Industrial da CNI
“A política industrial moderna hoje, que existe e funciona em todo o mundo, nas principais economias do mundo, nas grandes potências globais, é uma economai focada em resultados, focada em sustentabilidade, descarbonização, meio ambiente, digitalização, investimento em tecnologia, muita inovação, mas também em competitividade e bons preços. E a política industrial brasileira precisa observar essa tendência do mundo de uma industrialização em novas bases.”
LOC.: Para implementar a estratégia, a CNI destaca medidas que podem melhorar o ambiente de negócios. De acordo com Lytha Spíndola, são metas que podem contribuir para obter resultados positivos no desempenho do mercado.
TEC./SONORA: Lytha Spíndola, diretora de Desenvolvimento Industrial da CNI
“A seleção das missões prioritárias levou em conta consultas a todas as bases, representações de diversos segmentos da indústria e elegeu quatro missões prioritárias, neste momento, que são a descarbonização da economia; a digitalização das empresas; segurança sanitária, como produção de vacinas, medicamentos, equipamentos médicos e serviços nessa área; e defesa e segurança nacional, que também são estratégicos neste momento.”
LOC.: A proposta estruturada pela Confederação Nacional da Indústria e detalhada no Plano de Retomada da Indústria é um roteiro para o Brasil aproveitar a janela de oportunidades aberta pela necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e pela disseminação das tecnologias digitais na economia. As missões são estratégias transversais que buscam trazer respostas aos grandes desafios da sociedade.
Reportagem, Lívia Azevedo