LOC.: Chuvas intensas e altas temperaturas são esperadas para esta semana na maior parte do país, em especial nas regiões Sul e Sudeste. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, Heráclio Alves explica que isso deve ocorrer, principalmente, por causa da instabilidade que avança para as regiões.
TEC./SONORA: Heráclio Alves, meteorologista do Inmet
“Com isso, ajuda a intensificar também algumas frentes frias que se formam na faixa Leste da região, intensifica a nebulosidade e as chuvas, deixando uma semana mais chuvosa, principalmente entre o Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, Minas Gerais e também do Rio de Janeiro.”
LOC.: No Nordeste, as chuvas devem se concentrar no sul e oeste da Bahia e em áreas do Maranhão e do Piauí. Há também a possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea da região. Já no interior, é esperada uma massa de ar mais quente e seca, com poucas chances de chuva. O calor vai predominar também nas regiões Centro-Oeste e Norte, mas com possibilidade de chuva intensa a qualquer hora do dia, segundo o Inmet.
TEC./SONORA: Heráclio Alves, meteorologista do Inmet
“No decorrer do período, com o aquecimento diurno, a nebulosidade, a instabilidade tende a ganhar força e com isso aumenta as chances das chuvas vir mais intensas, em forma de pancadas, trovoadas, rajadas de vento em grande parte da região Norte e também na região Centro-Oeste”, afirma.
LOC.: De acordo com o Inmet, o Nordeste deve registrar a temperatura mais elevada do país: 40ºC. A máxima nas regiões Norte e Centro-Oeste pode chegar a 39ºC, e no Sudeste a 38ºC. No Sul, os termômetros podem marcar 35ºC, principalmente no Paraná. Mas, a partir de quarta-feira, as temperaturas devem ficar mais amenas, chegando à casa dos 12ºC em áreas da região, em especial no Rio Grande do Sul.
Reportagem, Fernando Alves