LOC.: Goiânia é a primeira cidade do país a aderir ao Parcerias, nova modalidade de financiamento habitacional do Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.
A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, busca reduzir ou zerar o valor da entrada da casa própria para famílias com renda mensal de até 4 mil reais.
Isso vai ser possível porque, com o Parcerias, estados e municípios terão de garantir contrapartida mínima de 20% do valor do residencial, o que pode incluir o terreno.
Com esse aporte, que se soma aos subsídios do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é que será viabilizado o pagamento ou o desconto da entrada.
Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, a nova modalidade de financiamento vai permitir que mais pessoas tenham acesso à casa própria.
TEC./SONORA: Rogério Cruz, prefeito de Goiânia
“O valor de entrada normalmente é um obstáculo para as famílias carentes. O Programa Casa Verde e Amarela Parcerias vai ser um instrumento importante para Goiânia para poder apoiar as famílias que sonham com um lugar digno para morar. Nada traz mais dignidade do que a segurança da casa própria.”
LOC.: O secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, destacou que o Parcerias vai beneficiar não só as famílias de baixa renda, mas também o mercado de produção habitacional.
TEC./SONORA: Alfredo dos Santos, secretário nacional de Habitação do MDR
“Vai trazer mais condições para a família, sustentabilidade para o agente financeiro e condições melhores de produção para os operadores.”
LOC.: Além da capital goiana, também já aderiram ao Parcerias os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas.
Para saber mais sobre o Programa Casa Verde e Amarela e outras ações de habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br