Data de publicação: 06 de Dezembro de 2022, 04:30h
LOC.: Câncer mais frequente entre o público infanto-juvenil, segundo especialistas, a leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo informações da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA.
O câncer que acomete crianças e adolescentes se origina em células primitivas, chamadas embrionárias, diferente do que acomete adultos, como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, Neviçolino Pereira de Carvalho Filho.
TEC./SONORA: Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.
“Em geral, os tumores de células embrionárias têm uma capacidade maior de respostas à quimioterapia. Em crianças, em quase a totalidade, vamos precisar combinar quimioterapia, cirurgia, e, menos possivelmente, a radioterapia. Os tumores pediátricos têm menos relação com hábitos de vida e exposição a fatores ambientais, o que é evidente como fator de risco para desenvolvimento de câncer em adultos.”
LOC.: No cenário entre as regiões brasileiras, o Sudeste, com 4.610/100 mil habitantes, e Nordeste, com taxa de 3.300/100 mil habitantes, são os locais com maiores estimativas no país. Na sequência, aparecem Sul, Norte e Centro-Oeste.
Em relação aos sinais e sintomas do câncer entre crianças e adolescentes, os mais comuns são muito semelhantes a doenças próprias da infância, como febre, perda de peso, cansaço, vômitos, aumento do volume abdominal, tosse e dor de cabeça, por exemplo.
Mônica Cypriano, diretora médica assistencial do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, destaca que é importante levar a criança ao pediatra assim que surgir algo que indique alteração do estado de saúde estável.
TEC./SONORA: Mônica Cypriano, diretora médica assistencial do Hospital do GRAAC.
“Mesmo que o pediatra não acerte da primeira vez, já que é difícil fazer o diagnóstico diferencial porque os sintomas se parecem bastante com doenças próprias da infância, procure novamente, de preferência o mesmo profissional. Porque se os pais procurarem três ou quatro pediatras diferentes, todos vão pensar no que é mais comum e não no que é mais raro, que é o caso do câncer.”
LOC.: Os dados completos das estimativas de câncer no Brasil podem ser encontrados em gov ponto br barra inca.