LOC.: O número de casos de dengue no Brasil segue em crescimento e assusta a população. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou 688.461 mil casos prováveis da doença em 2024. Também foram registradas 122 mortes pela doença e 456 estão sob investigação.
De acordo com o infectologista Julival Ribeiro, os sinais mais comuns da dengue são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça. Ele orienta que em casos de suspeita de dengue, é necessário buscar atendimento médico.
TEC./SONORA: Julival Ribeiro, infectologista
“É importante salientar que algumas pessoas com dengue podem evoluir para a forma mais grave da doença. Alguns dos sintomas e sinais são: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento, principalmente nariz e gengivas. Portanto, é muito importante que as pessoas, mesmo tendo dengue inicialmente leve, fiquem atentas a alguns sinais que podem indicar gravidade. Uma vez suspeitando de dengue, é muito importante se dirigir a uma unidade de saúde”.
LOC.: Conforme a pasta, a incidência de casos é maior no Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Goiás e no Paraná. Regiões que já decretaram situação de emergência pela dengue. A dona de casa Andrea Pereira da Silva, de 39 anos, moradora do Paraná, conta como reagiu aos sintomas quando teve dengue.
TEC./SONORA: Andrea Pereira da Silva, profissão do lar
“Os sintomas são horríveis. Primeiro eu senti uma febre muito alta, eu tremia de febre. Enjoo, nada parava no estômago. A princípio não vomitava muito, mas era muita febre, mal-estar. Fui para o UPA, onde eles fizeram o teste do laço e deu positivo para a dengue”.
LOC.: A vacinação contra a dengue já começou no Distrito Federal, em Goiás e também nas capitais: Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC), em Natal (RN) , João Pessoa (PB), e em cidades de São Paulo. Em Manaus, a vacinação inicia na quinta-feira (22).
Reportagem, Landara Lima