LOC.: Uma pesquisa realizada por empresa uma especializada em soluções de saúde digital, a Docway, evidencia um crescimento de 1.290% nas consultas de psiquiatria e psicologia em 2022. O resultado apresenta um salto de 2.852 atendimentos para 35.898 no ano passado, em comparação com o ano anterior. Também foi percebido um aumento de 36,5% nos diagnósticos de pacientes com transtornos de ansiedade. De acordo com a OMS, o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas na América Latina.
Segundo a doutora em psicologia e neuropsicóloga, Roselene Espírito Santo Wagner, entre os motivos que faz do Brasil um dos países com maior incidência de transtornos de ansiedade em sua população estão as condições sociais no país, como instabilidade financeira, baixa escolaridade e problemas de infraestrutura.
TÉC./SONORA: Roselene Espírito Santo, doutora em psicologia e neuropsicóloga.
“Os fatores ansiogênicos vêm da instabilidade financeira, baixa escolaridade, que não permite a ascensão profissional; falta de transporte público, que facilite a locomoção dentro da cidade; os engarrafamentos e horas perdidas no trânsito no ir e vir; a violência, a alta criminalidade, a falta de acesso à saúde de qualidade, principalmente à saúde mental, são estímulos estressores.”
LOC.: O psiquiatra do Hospital Anchieta de Brasília, Pedro Leopoldo, explica que a ansiedade é comum na natureza humana. Segundo o especialista, a ansiedade é uma resposta emocional e fisiológica normal.
TÉC./SONORA: Pedro Leopoldo, psiquiatra do Hospital Anchieta de Brasília
“Onde isso começa a nos adoecer? A ansiedade começa a aparecer em situações que não precisava e não deveria, porque eu estou preparado para uma resposta de luta e fuga, só que em um momento em que eu não tenho luta e fuga. Aparece, por exemplo, numa reunião, no momento em que eu tenho que entregar um produto, conversar com alguém.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, é importante procurar ajuda médica especializada para tratar a ansiedade, pois o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento por longo prazo são fundamentais para se ter melhoras no quadro de ansiedade.
Reportagem, Ana Luísa Santos.