LOC.: O Brasil é o nono maior produtor de sal do mundo, com 7 milhões de toneladas registradas apenas em 2022. Apesar da boa colocação, a produção do minério sal-gema no país vem caindo nos últimos anos. Isso leva o Brasil a importar tanto o minério sal-gema, para indústrias, quanto o sal por evaporação solar para alimentação. As informações são da Agência Nacional de Mineração.
O tecnologista sênior do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luís Carlos Bertolino, diz que o Brasil ainda tem poucas concessões de lavra para o sal-gema em relação à extensão do território nacional.
TEC. SONORA: tecnologista senior, Luís Carlos Bertolino
“O Brasil é um pais que tem uma grande dependência de importação de potássio de outros países, como a Rússia, e o Brasil, apesar de ser um país com grande área territorial e grande diversidade de tipos de rochas, infelizmente mantém depósitos restritos de potássio. então no Brasil as principais ocorrências estão no Estado do Sergipe .... Espírito Santo, Maceió e agora na região Amazônica.”
LOC.: O Espírito Santo tem hoje a maior reserva de sal-gema da América Latina. O deputado federal Evair de Melo, do PP do Espírito Santo, chegou a solicitar uma audiência pública na Câmara para discutir a importância desse mineral. Ele lamenta que o assunto tenha sido esquecido ao logo dos anos e reforça que o Brasil tem muitos desafios para avançar na exploração desse mineral.
TEC. SONORA: deputado federal Evair de Melo (PP-ES)
“Pra extração, exploração e processamento de sal-gema a energia é um ativo importante que vai dialogar com o Espírito Santo. O desafio é junto com a Petrobras quebrar a cadeia do gás e poder oferecer um gás barato para a indústria com energia barata e, em consequência, viabilizar não só a extração como o processamento e a industrilização de produtos que tenham como base o sal-gema”
LOC.: O sal-gema é uma matéria-prima versátil e muito importante para a indústria brasileira.
Reportagem, Lívia Azevedo