LOC.: LOC.: Enquanto o mundo sente os efeitos das mudanças climáticas e se preocupa com isso, o assunto vira o tema do ano no SESI Lab – museu localizado ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, que conecta arte, ciência e tecnologia.
Bioeconomia e biodiversidade serão questões centrais em 2024 no espaço onde a prática e a interatividade geram conhecimento e reflexão. A temática da “Bioeconomia e Biodiversidade” vai fazer parte da programação multidisciplinar do museu este ano. Foi escolhida com base em pesquisas, dentre elas uma feita pela Confederação Nacional da Indústria que mostra que 61% das pessoas veem o Brasil como protagonista na transição para a economia verde.
A superintendente de Cultura do SESI, Cláudia Ramalho, explica a importância do assunto na formação das novas gerações.
TEC/SONORA: Cláudia Ramalhos, superintendente de Cultura do SESI
“O caminho para as transformações transita ao fomento à educação e à missão de resgatar as pessoas no encantamento pela ciência como uma ferramenta catalisadora de conhecimento. E é com esse propósito — de contribuir para a construção de novos futuros — que o museu apresenta o tema central: bioeconomia e biodiversidade.”
LOC.: A Programação Educativa e Cultural do museu foi pautada na possibilidade de um futuro mais sustentável. Por isso, estão previstas atividades com foco na cultura maker e aplicação de novas tecnologias digitais. Oficinas interativas e literárias — que estimulem a construção de pensamento crítico — também fazem parte da programação.
Tudo pensado numa abordagem de educação criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos. Essas atividades vão além do museu de Brasília e incluem ações itinerantes em várias partes do Brasil.
Reportagem, Lívia Braz