Data de publicação: 08 de Agosto de 2019, 21:34h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:30h
O leite materno tem papel fundamental na vida das crianças e por toda a vida. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em 13% por causas evitáveis a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos. Os nutrientes do leite são essenciais para um desenvolvimento mais saudável dos pequenos e previne contra infecções, alergias, doenças crônicas e cânceres infantis.
Quem reconhece a importância do leite materno é Poliana Gramani Contrucci, 31 anos, moradora de Belo Horizonte. Ela é mãe da Madalena, de um ano. A dentista conta que sempre quis amamentar sua filha, por isso, buscou apoio durante e depois da gestação. Atualmente, a Madalena mama em livre demanda.
“Eu gostaria que todas as mulheres tivessem essa oportunidade. Todas as mães são capazes de nutrir os seus filhos. Não existe leite fraco.”
A amamentação tem um papel tão crucial que um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ter sido evitadas a cada ano em 75 países de baixa e média renda com a ampliação da amamentação.

Por isso, a Semana Mundial da Amamentação tem o objetivo, neste ano, de conscientizar pais, familiares e toda a sociedade sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.
Para Janine Ginani, coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, a amamentação é o melhor alimento para a criança.
“É um leite que está ali, pronto, e não demanda custo adicional para essa família. O leite materno é o melhor alimento que uma mulher pode oferecer para seu bebê por até dois anos ou mais e exclusivamente, até os seis meses de vida.”
A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/amamentacao.