LOC.: Nos próximos 5 anos, o Brasil deve implantar 23 novas plataformas de petróleo e gás nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Sergipe. O Rio de Janeiro vai receber 19 unidades. As plataformas de produção vão gerar cerca de 21 mil novos postos de trabalho, sendo quase 7 mil diretos e 14 mil indiretos. Os dados fazem parte do Anuário de Petróleo 2023, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Firjan.
Segundo o especialista de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Sávio Bueno, a produção de petróleo no Brasil é de 3 milhões de barris por dia. Ele ressalta o potencial de ampliar essa produção com as novas unidades.
TEC./SONORA: Sávio Bueno, especialista de Petróleo, Gás e Naval da Firjan
“Essas novas plataformas vão entrar para a gente ultrapassar a barreira dos 5,5 milhões de barris por dia. Hoje a atividade de petróleo já movimenta muita indústria vai movimentar ainda mais. O Rio de Janeiro já responde por mais de 85% da produção do país e isso tende a crescer ainda mais. A participação do estado, vai se tornar ainda mais relevante tanto em termos percentuais como em termos de volume, então, isso impacta na cadeia produtiva do Brasil”.
LOC.: Atualmente, o Rio de Janeiro é líder na produção de petróleo. Na avaliação do deputado federal Júlio Lopes, do PP do Rio, a indústria extrativa mineral desempenha um papel importante no esforço de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Para ele, é necessário incentivar ainda mais a cadeia produtiva da indústria no país.
TEC./SONORA: Júlio Lopes, deputado federal (PP – RJ)
“Todos os incentivos devem ser concedidos para que a gente possa ampliar a cadeia produtiva do petróleo no Brasil. Acho que nós precisamos ser muito competitivos. Agora, obviamente, nós precisamos também ter uma participação nacional, tanto na construção dos navios quanto na construção das plataformas, dos barcos de apoio. E isso pode ser feito com um conteúdo nacional até 30% agora é muito importante que a gente tenha todo o conjunto de benefícios para subsidiar o crescimento dessa indústria”.
LOC.: O Anuário de Petróleo 2023 destacou ainda as oportunidades do mercado de trabalho para o setor. De acordo com as áreas mapeadas pela Firjan, as principais formações profissionais demandadas pelo setor são das áreas de engenharia, mecânica, química e elétrica. No nível técnico, os destaques são as áreas de mecânica, eletrônica, mecatrônica, automação e elétrica.
Reportagem, Landara Lima.