LOC.: Linha de crédito do Banco da Amazônia, o Basa, oferece R$ 1 bilhão em recursos para micro e pequenas empresas da região, pelo Pronampe.
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e, em junho do ano passado, se tornou permanente. Desde então, o Pronampe permite que empresas com faturamento anual de 81 mil até 4,8 milhões de reais possam contratar até 150 mil reais por CNPJ.
O gerente executivo de Pessoa Jurídica do Basa, Nélio Gusmão, explica a ideia dessa linha de crédito.
TEC/SONORA: Nélio Gusmão, gerente executivo de Pessoa Jurídica do Basa.
“É natural que o empreendedor, quando o fluxo de caixa está mais enxuto, tenda a buscar corte de custos para conseguir superar aquele momento de dificuldade. E às vezes esses cortes recaem sobre os empregos. O Pronampe objetiva que esse cliente acesse recursos para atender essas necessidades imediatas e preserve a empregabilidade dos funcionários.”
LOC.: Os empréstimos podem ser pagos em até 48 meses, com 11 de carência, com juros compostos pela taxa Selic mais 6% ao ano. Além disso, as operações podem ser contratadas apenas com o aval dos sócios, o que reduz o tempo de contratação e os custos cartorários, como explica Nélio Gusmão.
TEC/SONORA: Nélio Gusmão, gerente executivo de Pessoa Jurídica do Basa.
“É natural que, para esse público, micro e pequena empresa, exista em muitos momentos uma restrição maior de acesso ao crédito, com dificuldades de oferta de garantias. A linha é garantida pelo governo federal, o que permite que consigamos oferecer uma operação muito mais rápida, desburocratizada, com menor custo para esse empreendedor.”
LOC.: Antes de apresentar a proposta de crédito, o empreendedor - que ainda não é cliente do Basa - deve autorizar o compartilhamento dos dados de faturamento com o banco por meio do portal e-CAC da Receita Federal. Depois deve se dirigir a uma agência bancária para fazer a avaliação do valor de crédito disponível.
Para saber mais, o interessado pode acessar: bancoamazonia.com.br/pronampe.
Reportagem, Paloma Custódio