Data de publicação: 30 de Julho de 2019, 15:04h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:30h
Nos próximos dias, com o fim do recesso legislativo, a reforma da Previdência voltará a ser discutida pelo Congresso Nacional. A proposta que altera as regras para a aposentadoria no Brasil já foi aprovada em primeiro turno pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
De acordo com o texto atual, a reforma estabelece uma idade mínima para aposentadoria, de 65 anos para homens, e 62 para mulheres. O tempo de contribuição previsto é de ao menos 15 anos para as trabalhadoras e de 20 para os trabalhadores. Em relação ao setor público, esse período será 25 anos para ambos os sexos.
Até o momento, a proposta deixa de fora a obrigação para que estados e municípios façam adequações no sistema previdenciário destinado aos seus servidores públicos. As mudanças sugeridas também não atingiram os pequenos produtores e trabalhadores rurais. Outro ponto que não sofreu alterações foi o que trata do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O sistema de capitalização (poupança individual) também ficou de fora da reforma.
O assunto que domina o debate público desde o início do governo Bolsonaro será o tema de dois episódios especiais do Ilha. No próximo episódio vamos dar voz a dois especialistas favoráveis à reforma. Porém, neste primeiro programa, trazemos a opinião de dois economistas críticos ao texto que está em discussão no Congresso Nacional Brasileiro.
--
Entrevistas com os professores Júlio Flávio Gameiro Miragaya e Carlos Eduardo de Freitas.
--
--
Roteiro e apresentação: João Paulo Machado e Bruna Goularte; apresentação especial Marquezan Araújo
Produção: Raphael Costa
Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues
Capa: Sabrine Cruz
Produto: Agência do Rádio Brasileiro
-
Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.
Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha