Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

Vereador reeleito em MT é flagrado fazendo boca de urna em Cuiabá

Três municípios da região Centro-Oeste promovem segundo turno

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Eleitores de três cidades da região Centro-Oeste compareceram às urnas neste domingo (29). O pleito ocorreu em Anápolis e Goiânia, em Goiás, e em Cuiabá, capital mato-grossense. Na capital de Mato Grosso, um vereador reeleito foi flagrado cometendo boca de urna e transporte irregular de eleitores. O político fugiu do local, mas o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MT) afirma que vai investigar o caso. 

Segundo boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi atualizado às 15h35, das 3.410 urnas eletrônicas em Goiás, apenas 15 foram substituídas. Em Mato Grosso, do total de 1.109 equipamentos, 7 foram substituídos. Em nenhum dos estados foi necessário a realização do voto impresso.

Centralização de votos no TSE não fragiliza segurança da votação, dizem especialistas

Em todo o País, de acordo com o Ministério da Justiça, foram registrados 197 crimes eleitorais. A desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (94), boca de urna (52) e desordem que prejudica os trabalhos eleitorais (35) foram as principais irregularidades constatadas. Cinco crimes comuns relacionados ao pleito, como ameaça, furto e porte ilegal de arma de fogo, foram registrados em todo o Brasil. 

Em toda a região Centro-Oeste mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar, segundo o TSE. Em Goiânia, um homem não identificado se recusou a higienizar as mãos com álcool antes de pegar a caneta emprestada para registrar a assinatura. As imagens foram divulgadas em um portal estadual. Após a intervenção da Polícia Militar, o eleitor cumpriu o protocolo de higiene, assinou a presença no caderno de votação, votou e foi embora do local.
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.