Data de publicação: 18 de Novembro de 2020, 12:30h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:32h
Os municípios de Três Corações, em Minas Gerais, e Mormaço, no Rio Grande do Sul, vão receber R$ 5,61 milhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. As duas cidades foram selecionadas pelo programa Avançar Cidades, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Urbano (MDR).
Mormaço, com população estimada de 80 mil habitantes, vai contar com R$ 4,08 milhões. Já o município gaúcho, que tem cerca de 3,1 habitantes, vai receber 1,53 milhão. Os recursos serão utilizados em intervenções na pavimentação, calçadas, microdrenagem e sinalização de vias.
Iniciativa privada terá acesso ao Programa Pró-Cidades
Guia de transporte público deve orientar prefeitos e vereadores eleitos este ano
Com recursos provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Avançar Cidades — Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, que variam conforme o porte do município: o primeiro grupo, composto por cidades com até 250 mil moradores; e o segundo, formado por centros urbanos com população superior a 250 mil.
Qualquer município interessado em melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos pode solicitar o financiamento junto ao Governo Federal, que viabiliza o empréstimo para ações de mobilidade, voltadas à qualificação viária e ao transporte público coletivo, por exemplo. O cadastro para o Avançar Cidades é contínuo e está disponível no site do MDR.