Luz - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Luz - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Suspenso corte de energia por inadimplência

A medida vale até 30 de junho para os consumidores da tarifa social de energia elétrica

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, na sexta-feira (26), suspender o corte de energia dos consumidores de baixa renda, por inadimplência, em todo o Brasil. A medida vale até 30 de junho para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias.

A tarifa social é uma política pública que concede descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. Com ela, o consumidor recebe um abatimento mensal que varia de acordo com a tabela de consumo.

Bolsonaro sanciona, com vetos, lei que diminui efeitos da pandemia no setor elétrico

Governo qualifica três leilões para Programa de Parcerias de Investimentos no setor de energia

Têm direito ao desconto as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa ou famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento - nesse caso, com renda mensal de até três salários-mínimos. Também têm direito às famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

Também está vedado o corte de energia de unidades consumidoras com equipamentos vitais à preservação da vida e dependentes de energia elétrica, além de unidades de saúde, a exemplo de hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.