Data de publicação: 28 de Janeiro de 2021, 16:00h
LOC.: Gestores municipais lidam hoje com os obstáculos de implementação de políticas públicas em meio às dificuldades financeiras provocadas pela pandemia da Covid-19. Para pensar caminhos dentro desse cenário, o penúltimo dia do evento +Cidades promoveu três painéis sobre alternativas orçamentárias que podem ser aplicadas nos municípios.
Os diálogos do dia começaram conceituando a importância da análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Edivaldo Nogueira, prefeito de Aracajú, em Sergipe, avaliou que os gestores precisam observar essas grandes problemáticas para que existam soluções mais definitivas nos municípios.
“O melhor caminho é ter um planejamento estratégico de longo prazo e ir resolvendo no dia a dia, mas sem se deixar levar exclusivamente pelos desafios do dia a dia. As metas do milênio da ONU são muito importantes para que a gente possa ir preparando nossa cidade dentro desses objetivos, como diminuir desigualdade, ter habitação, levar água potável, ter mobilidade urbana, enfim.”
LOC.: O segundo painel também levantou sobre como os planejamentos de longo prazo podem auxiliar diante das dificuldades orçamentárias. Paulo Oliveira, coordenador de Captação e Relações Internacionais da FNP, recomendou aos gestores que se coloque no papel aquilo que foi prometido em campanha e aquilo que é prioridade no município, refletindo sobre as possibilidades de investimentos.
“É importante e urgente que os prefeitos entendam quais são as ações que estão previstas no plano de governo, quais que ele considera prioritárias e como elas podem ser implementadas, além do que pode ser implementado com recursos próprios e quais ações têm que buscar alternativas, sejam elas PPPs ou mesmo financiamentos.”
LOC.: As atividades desta quinta-feira foram finalizadas com o painel “O novo empreendedorismo público”. Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional pediu reflexões sobre os potenciais de crescimento no País a partir de visões de modelos mais voltados para os municípios, afirmando que o mosaico de riquezas do Brasil é a realidade instalada em cada município brasileiro.
O último dia do +Cidades ocorre na próxima sexta-feira (29), com três painéis transmitidos ao vivo a partir das 9h no canal do YouTube da Houer Academy, sobre “Instrumentos de intervenção e a nova agenda urbana”, “O ranking de competitividade dos municípios como ferramenta de gestão” e “PPPS e Concessões - Oportunidade, mercado e cenários”.
Reportagem, Alan Rios