Foto: divulgação/ Ministério de Minas e Energia
Foto: divulgação/ Ministério de Minas e Energia

Sem energia há 20 dias, governo decreta estado de calamidade no Amapá

Portaria publicada nesse fim de semana decreta estado de calamidade no estado; incêndio em subestação de energia provocou queda de energia em 14 dos 16 municípios.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Após 20 dias do primeiro incêndio em um transformador de uma subestação de energia no Amapá, o Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública no estado. Em portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o secretário nacional de Proteção e defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconhece “por procedimento sumário, o estado de calamidade pública na área do território do estado do Amapá, afetada pelo desastre.”

Especial Covid-19: afinal, o Brasil já está passando pela segunda onda da doença?

Eleições em Macapá serão entre os dias 6 e 20 de dezembro

No dia 3 de novembro, o incêndio na subestação de energia deixou 14 dos 16 municípios amapaenses sem energia. A situação perdurou por mais de 80 horas e, no momento, a população segue em sistema de rodízio, com fornecimento de energia limitado.

Com o estado de calamidade decretado, os moradores locais têm algumas garantias, como segurança jurídica e antecipação de pagamentos de aposentadorias e benefícios assistenciais, como Bolsa Família.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é de que a situação seja normalizada até 26 de novembro.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.