Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

SC: Documento auxilia artesãos indígenas em viagens

Protocolo de saúde e segurança tem o objetivo de garantir o bem-estar de famílias que se deslocam para outras cidades

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Artesãos indígenas de Santa Catarina agora contam com um um protocolo de saúde e segurança para auxiliá-los no deslocamento em cidades turísticas do estado em meio à pandemia. O documento foi criado na Unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município catarinense de São José. 

Além de recomendações aos indígenas, o protocolo contém orientações ao poder público,  com o objetivo de assegurar a proteção social e o bem-estar das famílias que todos os anos se deslocam das aldeias e se instalam em outras cidades até o final do verão para comercializar seus produtos.

Entre as diretrizes estabelecidas no documento está a comunicação imediata aos órgãos públicos responsáveis em caso de aparecimento de sintomas do novo coronavírus. 

Em último encontro antes do Fórum Mundial Amazônia+21, moradores defendem desenvolvimento com participação dos povos tradicionais

O protocolo de saúde e segurança também mobiliza outras três unidades da Funai na região Sul, as coordenações regionais em Passo Fundo (RS), Guarapuava (PR) e Chapecó (SC).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.